Buscar
  • Fernando Kimura

O que e arte efêmera?

Atualizado: Mai 18


O conceito da arte efêmera está relacionado a um estilo de arte que não possui pretensão de ser perene. A arte efêmera é temporária, transitória. Ela pode durar por um instante ou por um período de tempo.


Geralmente uma obra efêmera possui grande poder em transmitir uma mensagem, mesmo deixando de existir ou se exibida.


Para ilustrar esta ideia do tempo e duração, convido você a conhecer ou relembrar da pira olímpica Rio 2016. Nas Olimpíadas do Rio 2016 foram criadas 2 piras, uma estava localizada no estádio do Maracanã e outra Pira no Centro do Rio de Janeiro, em frente a igreja da Candelária.


As 2 piras foram criadas pelo artista americano Anthony Howe, são 2 esculturas cinéticas, as esculturas cinéticas possuem geralmente movimentos em loop que nos faz observar o momento em repetição contínua - confira artigo com mais informações no site da Abril.

Hoje a Pira Olímpica do centro do RJ permanece por lá, porém apagada, ela possui um significado e eterniza a realização das Olimpíadas no RJ 2016.


Vale conferir este mini documentário que nos apresenta um pouco como a pira foi pensada e construída para o Rio 2016.


CARACTERÍSTICAS:

A ARTE EFÊMERA POSSUI COMO CARCTERÍSTICA TRANSITORIEDADE, ela é passageira.

O tempo é colocado em questionamento. A arte efêmera pode durar instantes, com uma performance ou uma apresentação única, ou pode deixar de existir por sofrer com as mudanças do tempo, o que ocorre com obras expostas em espaços abertos.


EXEMPLOS:

No nosso dia a dia estamos em contato com muitas artes efêmeras, quando observamos uma obra na rua, ou um show na TV/Internet que foi realizado somente por um tempo, uma apresentação.


Os exemplos de obras efêmeras estão por toda parte.

Aqui temos um grande mural do artista brasileiro Eduardo Kobra, em homenagem a Ayrton Senna, o mural de 41 metros de altura e 17,5 de largura, foi inaugurado em Novembro 2015 e restaurado no final de 2020/2021.

Do mesmo artista temos mais um exemplo mural A mão de Deus, também de Eduardo Kobra inaugurado meados de Novembro de 2021 no Minhocão em São Paulo, com 33 metros de altura e 7 metros de largura. Nesta obra Kobra chama atenção para o momento difícil que vivemos, retratando os desafios da pandemia.





Mural Ayrton Senna - Eduardo Kobra - São Paulo

Mural - A mão de Deus - Kobra - Minhocão em SP - referência aos desafiador tempo de pandemia.


Um exemplo aqui abaixo está em uma exposição que ocorreu no Beco do Batman somente por algumas noites:



A arte efêmera também está relacionada a costumes, datas comemorativas ou simbologias religiosas, um exemplo são os tapetes para a celebração do feriado de Corpus Christi. Eles são criados e duram até que a procissão passe por eles.


Tapete Corpus Christi.

Outra que sempre temos contato as pinturas pelas ruas no Brasil durante os jogos da Copa do mundo, ou logo abaixo as bandeiras que decoram as ruas durante as festividades juninas.


Rua pintada com mensagens positivas durante Copa.

Bandeiras de São João/festa Junina - enfeitando e alegrando cidade.

Outro exemplo que podemos encontrar esculturas de areia, estas que podem durar somente até a próxima chuva mais forte.


Castelo de Areia - Copacabana - Rio de Janeiro.

Viu como temos conexão com a arte em coisas do nosso dia a dia da nossa cultura?

Vejo a arte efêmera também refletida nos negócios, aqui abaixo vou deixar um vídeo para você conferir esta loja de doces que possui alguns doces esculpidos em formas de frutas, como serão consumidos logo não existirão mais isso é um produto efêmero.





Loja de doces japoneses K Minamoto.



Sabe aquela sobremesa do restaurante que fotografamos pq ela está perfeita? Sim ela também visualmente pode ser uma obra de arte efêmera.


Aqui 2 exemplos de produtos / artes efêmeras em SP, a esquerda o sorvete de abacaxi com coco da Sorveteria do Centro - HotPork e do lado direto esta cocada com sorvete do Mangai.


Eternizados pela fotografia pois deixaram de existir minutos depois de serem criados.

A arte está em nosso cotidiano, a arte efêmera nos convida a refletir sobre o tempo das coisas, a finidade ou a infinidade.


Espero que este post tenha te auxiliado, caso lembre de alguma imagem, produto ou obra de arte efêmera deixa aqui seu comentário!

Obrigado por sua leitura!


WORKSHOP MARKETING ARTE LINGUAGEM CRIATIVIDADE FERNANDO KIMURA

280 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo