Buscar
  • Fernando Kimura

Pós humanismo para onde vamos?

Atualizado: Set 30

Este é um tema bastante complexo, novo e ainda pouco discutido.

O pós humanismo ou pós humano está relacionado ao movimento onde a relação da sociedade e a tecnologia se fundem.

Podemos encontrar ideias, possibilidades e exemplos de pós humanismo nas artes, no cinema, nos negócios, este é um movimento que esta presente entre nós a muito tempo. Mas não tratamos ele com esta nomenclatura.


Para tentar tangibilizar o pós humanismo vou ilustra esta postagem com algumas idéias, fatos, obras que nos apontam a nossa relação com o tema.


Eu sou fã de uma cantora Islandesa chamada Bjork, ela possui um sensibilidade muito diferente e sua abordagem na música / vídeo certamente é bem diferente da maior parte dos artistas, muitas de suas músicas trazem sons e elementos capturados na natureza. Em 2005 ela lançou um música chamada All is full of love, no clipe desta música podemos visualizar uma relação amorosa entre 2 robôs humanoides, foto abaixo:


Em 2005 embora a internet fosse muito utilizada e a robotização já estava presente em muitas plantas fabris, esta abordagem ainda não era discutida, como parte das discussões sociais a arte sempre cria rupturas entre formas de apresentar uma ideia ou posicionamento que muitas vezes chocam a sociedade.


Em 2019 o Museu da Imagem e do Som recebeu a exposição Bjork Digital, eu tive oportunidade de visitar, os últimos trabalhos de Bjork e os clipes passaram a ser criados com tecnologias imersivas de VR (virtual reality) realidade virtual, assim se tornou possível além de escutar sua forma de interpretar, adentrar dentro da forma como ela visualiza o mundo.


Podemos observar os efeitos do pós humanismo presente em nossas relações, em nossa forma de tomar decisões hoje, quando somos capazes ou mais capazes por conta da tecnologia, estamos nos tornando uma sociedade diferente das anteriores neste sentido, onde as possibilidades atuais nos tornam seres pós humanos.


Um exemplo disso esta na nossa forma de decidir, hoje o GPS nos orienta o caminho, rotas calculando o caminho com menor tempo, não somos nós decidindo e sim a tecnologia, esta é uma característica da pós humanidade, esta capacidade antes não possível.


Em um clique podemos comparar preços, descobrir endereços, a portabilidade de nosso histórico com o banco com a tecnologia open banking, pagamentos digitais estão cada vez tirando nossa necessidade de dinheiro físico, hoje obras de arte digitais são negociadas em sistema de blockchain a chamada NFT ART, onde a arte digital possui assinatura e um "dono" como nas cripotomoedas.


Estamos diante de um momento de ruptura na sociedade onde o "novo" esta nos transformando em um sociedade distinta das demais é um grande movimento e alteração em nossa forma de relação com tudo.


Por isso a importância de compreensão do momento para assim conseguirmos olhar para o futuro e ajudar aos demais neste processo que exigirá de nós ainda mais humanidade para não nos deixarmos sucumbir pela processo da pós humanidade.


Neste processo os desafios sociais se acentuam, uma nova economia se forma e apresenta, temos desafios do passado, presente e do futuro, precisamos urgentemente incluir as pessoas neste discussão, bem ter um olhar mais humano e inclusivo.


Mas a pergunta é como?


Passamos por isso em outros movimentos de transformação, precisamos unir forças entre sociedade, empresas e governos para tentar reduzir ao máximo a exclusão de milhares de pessoas que não somente não possuem acesso a internet ou a tecnologia mas que não possuem ideia do que esta sendo discutido.


O cinema, as séries apresentam essa ideia e podem fazer sua parte na condução desta mensagem para que de alguma maneira muitos se conscientizem, grandes empresas de tecnologia possuem programas de educação para ensinar aos jovens linguagem de programação, para assim irmos desenhando esta nova sociedade!


O caminho não parece diferente do que conhecemos, educação, acesso a cultura e tecnologia, inclusão e humanidade!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo