Não nos resta dúvidas que a internet abre oportunidades para negócios, oportunidades de conexões, educação vivemos em frente a uma nova economia, e uma "nova" sociedade com as possibilidades da internet.
Mas como tudo a internet também possui seu lado maléfico ou um lado obscuro, em um espaço onde o anonimato é permitido, ataques, preconceito, bulling, linchamentos virtuais ocorrem em tempo real.
Este lado obscuro da internet começa a refletir na sociedade, um exemplo real é o lamentável acontecimento do suicídio de um jovem de 16 anos Lucas Santos, foi alvo de comentários homofóbicos e discurso de ódio em um vídeo seu postado no TikTok, o que levou o jovem adolescente a cometer suicídio, sua mãe Walkyria Santos (membra de um grupo de forró eletrônico Magníficos), vem a público compartilhar sua dor por conta desta "nova" sociedade do cancelamento e do julgamento digital.
Navegando em busca de campanhas publicitárias eu me deparei com uma campanha que nos alerta sobre este comportamento muito presente mundialmente.
Campanha é da Fare X Bene, www.farexbene.it uma associação que apoia, promove e tutela os direitos invioláveis da pessoa, especialmente das categorias sociais menos desfavorecidas sujeitas a discriminação com mulheres e crianças e pessoas com deficiência, embora a associação seja Italiana este trabalho faz muito sentido também no Brasil
A campanha da Fare X Bene denominada CyberTorture - Tortura cibernétia ou Tortura Digital, nos apresenta cenas de tortura de séculos passados contextualizadas nos tempos atuais.
Confira abaixo as 4 peças da campanha:
u r revolting = vc é revoltante
what a loser... = vc é um perderdor
your mom hates you = sua mãe te odeia
can´t u see how useless you are? = consegue ver como vc é inútil?
sluttttt = vadia
u r repulsive = vc é repulsiva
you´re just a whole = vc é apenas um buraco
want to suck my D? = que chupar meu p?
obese fuck = obeso de merda
u r pointless = vc é sem sentido
piss of loser = foda-se perdedor
Can´t you see how ugly u r? = consegue ver o quanto vc é feio?
you stink = vc fede
you suckkkkk = vc é um merda
faggot = viado
you suck a loser = vc é um pededor de merda
you suck = vc é um merda
die, retard freak = morra sua aberração
Go dill urself = se mata
A campanha retrata uma fiel reprodução a realidade que vivemos hoje como tempo da inquisição, onde o linchamento, cancelamento digital ocorre sem precedentes, sem olhar de sensatez em meio as ondas de ódio, violência e discursos impulsionados pelas redes sociais e por grupos de mensagem.
Em 2020 na Netflix lançou um documentário muito interessante: O dilema das redes!
Este nos apresenta uma leitura do que ocorre por trás do universo dos algoritmos, que acabam dando maior relevância a assuntos muito comentados, e muitas vezes esses assuntos são permeados pela violência, ódio, farmlinks (fazenda de links) manipulam os conteúdos, práticas de SEO obscuras, vale assistir se ainda não viu!
Abaixo o trailer do documentário:
Precisamos evoluir na regulamentação do direto digital, bem como redes sociais precisam melhorar os algoritmos que permitem a disseminação de mensagens de ódio, parece praticamente incontrolável.
Será que me 2030 estaremos melhor ou pior neste sentido?
Até quanto a sociedade irá se sufocar me meio a este comportamento?
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